Fórum Xbox Blast
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

2 participantes

Ir para baixo

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor? Empty [Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

Mensagem por Hayt Sex Mar 21 2014, 22:24

Antes da atual briga entre Microsoft, Sony e Nintendo para o domínio do mercado de consoles, outra briga, muito famosa, é lembrada pelos jogadores um pouco mais velhos – a disputa entre SEGA e Nintendo na era de 16-bits.

De um lado tínhamos a SEGA com seu Mega Drive. De outro a Nintendo, com o Super Nintendo. Qual foi o melhor? Essa é uma pergunta que sempre será tema de bons bate bocas e discussões entre os oldgamers. O objetivo desse artigo não é declarar uma verdade universal, mas apenas uma opinião de uma pessoa que vivenciou essa briga de muito perto.

Faremos, contudo, de uma forma diferente. Não iremos comparar apenas aspectos de hardware, mas os de software (ou seja, os jogos) e a influência do hardware no mesmo. Porém veremos que devido a algumas desvantagens de um ou outro console, alguns jogos do Mega Drive nunca rodariam em um Super Nintendo e alguns jogos do Super Nintendo nunca rodaria no Mega Drive.

Dividiremos esse artigo em seções, em que cada seção representa um estilo de jogo. Novamente, gostaria de dizer que o que está escrito nesse artigo é a minha opinião. Se você tem uma visão diferente, pode fazê-la nos comentários.


Jogos de Plataforma

Chega a ser complicado definir um vencedor, mas a verdade é que os dois consoles ficam empatados nesse quesito. Tanto o Mega Drive como o Super Nintendo tiveram jogos de plataforma incríveis. Geralmente os jogos de plataforma do Mega Drive eram mais voltados a velocidade e tinham muitas coisas acontecendo na tela, já os de Super Nintendo eram mais focados em exploração e tinham ambientes muito mais detalhados. Isso ocorre pois, apesar do Mega Drive ter um Hardware inferior ao Super Nintendo, o processador do console da SEGA era bem mais rápido.

Assim, seria praticamente impossível um jogo como Sonic ou Gunstar Heroes estar no Super Nintendo, visto que esses jogos são frenéticos demais para o fraco processador do console da Nintendo. Em contrapartida, os efeitos observados em Yoshi Island e Donkey Kong Contry dificilmente seriam conseguidos em um Mega Drive.


Jogos de RPG

Jogos de RPG sempre foram o xodó dos nipônicos. Apesar do Mega Drive possuir Phantasy Star, o Super Nintendo possuía uma enxurrada de RPGs, devido principalmente a exclusividade com a Square e Enix (que na época eram duas empresas separadas). Nisso, o lento processador do Super Nintendo era perfeito, e as vantagens de Hardware do console da Nintendo em relação ao da SEGA, como uma maior paleta de cores e processador sonoro melhor, faziam a diferença.


Jogos Beat em Up

Os Beat em Up, o jogos de briga de rua, eram a diversão da molecada no início dos anos 90. Jogos clássicos como Final Figth fizeram história no Super Nintendo. Contudo, nesse quesito, o console da SEGA se saia um pouco melhor. Jogos como Golden Axe, Alien Storm e principalmente Streets of Rage, pesam para que gênero se saisse um pouco melhor no Mega Drive. O processador mais rápido do Mega Drive também ajudava pacas para os jogos desse estilo se saírem um pouco melhor no console da marca azul.


Jogos de Luta

Outro estilo de muito sucesso na década de 90 foram os jogos de luta. Ambos os consoles tiveram Mortal Kombat e Street Fighter, e sinceramente, ambas versões mal portadas do fliperama, que era na época, a melhor plataforma para jogos desse estilo. Desse ponto, o Super Nintendo possuía uma pequena vantagem, visto que as melhores versões de Street Fighterestavam nesse console. No caso de Mortal Kombat, ambos os consoles tinham versões bem semelhantes, a não ser a primeira versão do jogo, que estava censurada no console da Nintendo.


Jogos de Shumps

Os famosos jogos de navinha fizeram a festa para os jogadores hardcores mais antigos. Nesse quesito, a vantagem esmagadora é do Mega Drive. Jogos clássicos como Sagaia, Truxthon, Elemental Master, Forgotten Worlds e Gradius eram exclusivos do Mega Drive. O processador rápido do Mega ajudava e muito os frenéticos jogos desse estilo. O Super Nintendo teve bons jogos nesse estilo, como o clássico absoluto Sonic Wings – contudo, sinceramente, em meio a tantos jogos de Shumps no console da SEGA, Sonic Wings faz pouca falta.


Jogos de Adventure/Exploração

Na época os jogos de Adventure/Ação estavam começando a tomar forma e principalmente cativar os jogadores. O console da Nintendo explorou, de forma magistral, os jogos desse estilo. Clássicos como The Legend of Zelda – A Link to the Past e Super Metroid foram, em minha opinião, os melhores jogos desse estilo por muitos anos. De fato, os jogos do console da Nintendo eram mais voltados a exploração e a jogatina mais duradouras, o que era essencial em jogos desse estilo.


Jogos de Esporte

Assim como os jogos de RPG eram o xodó dos nipônicos, jogos de esportes eram o xodó dos americanos. Apesar do Super Nintendo ter International Super Star Soccer, jogo lembrado até hoje pelos moleques que faziam campeonatos na rua, a superioridade do Mega Drive nesse estilo de jogo era inquestionável. Na época a Electronic Arts desenvolvia bastante jogos de esporte, e devido a maior afinidade dessa empresa coma SEGA, vemos inúmeros jogos de esportes nascerem no console da SEGA. Além disso tínhamos os próprios jogos desenvolvidos pela SEGA Sports, divisão da SEGA para produção de jogos desse estilo.


Conversões de Arcade

Não há como negar – na época quem mandava no estilo dos jogos eram os fliperamas. As grandes produtoras, como Capcom, Konami e DECO faziam seus jogos para fliperama, e só depois, portavam para os consoles domésticos. Então nada mais justo do que analisar qual dos dois consoles teve a melhor e maior quantidade de conversões bem feitas.

Boa parte das conversões dos jogos de fliperama para o Super Nintendo eram feitos pela empresa que fazia o jogo para o fliperama. Por exemplo – um jogo produzido pela Capcom para o fliperama era, geralmente, portado pela própria Capcom para o Super Nintendo. No Mega Drive a situação em muitos jogos era diferente. Muito (muitos mesmo!) dos ports dos jogos de fliperama eram feitos pela própria SEGA.

Em um primeiro momento pode parecer loucura o que vou dizer – mas os ports feitos pela SEGA ficaram muito melhores do que se fossem feitos pelas empresas criadoras dos jogos. Nunca soube o real motivo, mas os ports feitos pela SEGA eram praticamente iguais as versões movida a fichas. Exemplos é que não faltam: Strider, Ghouls ‘n Ghosts, Truxthon, Forgotten Worlds e ai vai. Todos esses jogos foram portados pela própria SEGA.

Além disso existia um pequeno fator para que o Mega Drive fosse melhor em conversões de Fliperama – o fator SEGA. Não vamos esquecer que muito dos clássicos dos fliperamas como Shadow Dancer, Golden Axe, Altered Beast e Astro Warrior eram da SEGA. A própria SEGA dizia que o Mega Drive era uma “experiência caseira dos fliperamas”.


Veredito Final

Após um longo texto, vamos a veredito final. O melhor console 16-bits é:

QUALQUER UM DOS DOIS

Isso mesmo! Qualquer um dos consoles é o melhor. Você pode estar se perguntando – “o objetivo do artigo não era dizer qual era o melhor console?”. Pois é, mas analise bem, mesmo eu não dizendo qual foi o melhor console, certamente você já tirou suas conclusões. Tudo depende do estilo de jogo que você gosta. O melhor console é aquele que possui a maior quantidade de jogos que você está interessado. Eu, por exemplo, prefiro o Mega Drive, apesar de ter tido um Super Nintendo – isso é devido ao meu gosto por jogos de Arcade e o pouco interesse pelos jogos de RPG. Para pessoas que gostam mais de jogos de RPG, o Super Nintendo parece ser uma escolha mais razoável.

A grande questão é – não adianta a se limitar a um console. Isso é coisa de criança. O melhor mesmo é aproveitar o que cada console tem de melhor e, principalmente, se divertir. Consoles foram feitos para proporcionar diversão e não intrigas.
Hayt
Hayt
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3300
Karma Karma : 164

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor? Empty Re: [Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

Mensagem por Visionnaire Sex Mar 21 2014, 23:01

Wow! Ótimo artigo! Muito bom!!!

Me senti como se tivesse viajado no tempo a cada jogo listado. Foi como se uma injeção de nostalgia liberasse endorfina pelo meu corpo e me forçasse um sorriso maroto que foi se expandindo a cada linha lida.

Concordo com tudo, principalmente com:
"Consoles foram feitos para proporcionar diversão e não intrigas."
Visionnaire
Visionnaire
Membro Nv.4
Membro Nv.4

Posts Posts : 63
Karma Karma : 7

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor? Empty Re: [Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

Mensagem por Hayt Sex Mar 21 2014, 23:02

Visionnaire escreveu:Wow! Ótimo artigo! Muito bom!!!

Me senti como se tivesse viajado no tempo a cada jogo listado. Foi como se uma injeção de nostalgia liberasse endorfina pelo meu corpo e me forçasse um sorriso maroto que foi se expandindo a cada linha lida.

Concordo com tudo, principalmente com:
"Consoles foram feitos para proporcionar diversão e não intrigas."

Obrigado Vision. E realmente, essa parte muitos demoram a entender. Inclusive eu demorei muito a compreender isso.Todo mundo tem gostos, o que não pode ocorrer são os gostos impedir de descobrir novas coisas.
Hayt
Hayt
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3300
Karma Karma : 164

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor? Empty Re: [Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

Mensagem por Visionnaire Sex Mar 21 2014, 23:14

Hayt escreveu:
Visionnaire escreveu:Wow! Ótimo artigo! Muito bom!!!

Me senti como se tivesse viajado no tempo a cada jogo listado. Foi como se uma injeção de nostalgia liberasse endorfina pelo meu corpo e me forçasse um sorriso maroto que foi se expandindo a cada linha lida.

Concordo com tudo, principalmente com:
"Consoles foram feitos para proporcionar diversão e não intrigas."

Obrigado Vision. E realmente, essa parte muitos demoram a entender. Inclusive eu demorei muito a compreender isso.Todo mundo tem gostos, o que não pode ocorrer são os gostos impedir de descobrir novas coisas.

Verdade! Eu lembro na era 16bits a situação era muito parecida com a atual. As discussões e brigas aconteciam com muita frequência e Mega x SNES eram o estopim.
Hoje na internet qualquer um se passa por falso entendedor e sai espalhando inverdades.
O bom é saber aproveitar os jogos, sem rótulos e discutir sobre eles sem ser dono da verdade.
Visionnaire
Visionnaire
Membro Nv.4
Membro Nv.4

Posts Posts : 63
Karma Karma : 7

Ir para o topo Ir para baixo

[Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor? Empty Re: [Artigo] SNES ou Mega Drive? Afinal, quem é o melhor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos