Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Nigri 1000 em Sab Abr 06 2013, 17:24

Algumas pessoas podem ter desconhecimento de um fato que não é lá tão importante para nós ocidentais, mas que teve suas consequências para indústria: o Xbox 360 nunca conseguiu emplacar no Japão. Apesar de ser um ótimo console, com mais de 70 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo, no Japão esse valor não chega a 2 milhões. Mesmo com altos investimentos da própria Microsoft, no início da geração o console nunca chegou a ser um sucesso de vendas na terra do sol nascente. E eventualmente a própria indústria de jogos se pergunta o porquê disso tudo. A bola da vez pra responder a essa pergunta foi Keiji Inafune, o criador de Mega Man e o homem por trás de Onimusha e Dead Rising (X360).

Em entrevista ao portal de notícias IGN, Keiji Inafune disse,
"Eu entendo que os japoneses não prefiram Xbox 360, mas se me fosse perguntado o motivo, eu não seria capaz de dizer o porquê".
"Provavelmente uma das razões é porque o PlayStation é uma marca nacional. Como japonês, acho que é natural você se sentir mais ligado ou mais próximo aos produtos locais e eu me encontro nessa situação. Quando você vê dois produtos com características semelhantes e um é de seu próprio país e o outro é estrangeiro, é fácil escolher aquele que é do seu próprio país"
"Se houvesse mais jogos exclusivos para o Xbox lá fora, as coisas poderiam ter sido diferentes, mas geralmente um título é desenvolvido para múltiplas plataformas, de modo que não é esse o caso".

A justificativa dada por Inafune é perfeitamente plausível e compreensível quando se tratando de um povo exacerbadamente nacionalista como os japoneses. O que resta agora é saber se a Microsoft vai continuar insistindo no Japão após duas gerações de fracassos e perdas financeiras ou se vai deixar de vez o mercado japonês para a Sony e a Nintendo.

FONTE
avatar
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3711
Karma Karma : 66

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por darkkong em Sab Abr 06 2013, 17:45

Acho bacana essa atitude dos japoneses de darem preferencias as suas marcas nacionais (Nintendo e Sony no caso).
Mas por outro lado isso não é muito bom para a Microsoft, porem não é nada que de prejuízos a Microsoft...
avatar
darkkong
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 5453
Karma Karma : 80

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Nigri 1000 em Sab Abr 06 2013, 17:56

Em compensação aki no Brasil é o VG q mais vende
avatar
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3711
Karma Karma : 66

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Gabriek em Sab Abr 06 2013, 18:59

Nigri 1000 escreveu:Em compensação aki no Brasil é o VG q mais vende
elementar, meu caro:

Eu não entendo eles, dizem que as versões de muitos jogos de Xbox são tão melhores que as do Pleisteixo.
avatar
Gabriek
Moderador Nv.1
Moderador Nv.1

Posts Posts : 693
Karma Karma : 51

Ver perfil do usuário http://www.steamcommunity.com/id/Gabriek

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Versus em Dom Abr 07 2013, 09:34

Gabriek escreveu:
Nigri 1000 escreveu:Em compensação aki no Brasil é o VG q mais vende
elementar, meu caro:

Eu não entendo eles, dizem que as versões de muitos jogos de Xbox são tão melhores que as do Pleisteixo.
O próprio Keiji disse, eles preferem produtos nacionais. Além disso, não adianta nada o Xbox apresentar as melhores versões de multiplataformas se os exclusivos são poucos e não agradam tanto ao público japonês. Um caso engraçado é o de Metal Gear Rising Revengeance, que não foi lançado para 360 no Japão, devido as baixas vendas do console. Porém, quando lançou Halo 4, ele vendeu muito bem por lá, chegou até a ficar no TOP 10 dos mais vendidos, e por quê? Porque trata de uma atmosfera que agrada os japoneses, com alienigenas e tals, semelhante à Metroid. Ou seja, se houvessem mais exclusivos que agradassem aos japas, o Xbox venderia lá, mesmo que as vendas sempre fossem menores do que as dos produtos Nintendo e Playstation, mas não seria humilhante à ponte de ficar abaixo do Wii, DS e até do PS2, quando ele ainda estava sendo vendido.
avatar
Versus
Membro Nv.18
Membro Nv.18

Posts Posts : 209
Karma Karma : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Convidad em Dom Abr 07 2013, 10:00

Já pensou se o brasileiro fossem que nem os japas....


Teríamos hoje o Zebo Blast rsrs

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por ighorfagundes em Dom Abr 07 2013, 15:11

Jotabe escreveu:Já pensou se o brasileiro fossem que nem os japas....
Spoiler:


Teríamos hoje o Zebo Blast rsrs


Acho que vocês não entenderam o que o Keiji Inafune disse em relação a preferência nacional. Não é que os japoneses cegamente compram produtos de empresas nacionais. O que ocorre é que se temos a nossa disposição dois produtos SEMELHANTES que irão em 80% - 90% dos casos entregar o mesmo conteúdo e experiência de entretenimento é natural que os japoneses escolham o PlayStation.
avatar
ighorfagundes
Veterano Nv.21
Veterano Nv.21

Posts Posts : 902
Karma Karma : 24

Ver perfil do usuário http://www.xboxblast.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Britanniarum em Dom Abr 07 2013, 16:30

Acho que é porque o X360 não recebe otome-games. Isso seria, jogos de simulação de namoro, romance. Também jogos de yaoi, yuri, e derivados. E quem mais recebe esses tipos de jogos, é PS3, DS e 3DS, e são esse tipo de jogo que mais faz sucesso no Japão. Ai fica explicado...

X360 é um console americano, que quase não tem nenhum JRPG, mas sim de guerra/tiro, etc. O que não vai bem no gosto dos japas. Mas a Microsoft nem deve se importar com isso, já que nos EUA a caixa domina.
avatar
Britanniarum
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 2004
Karma Karma : 79

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Nigri 1000 em Dom Abr 07 2013, 21:51

Como Jotabe mostrou, se fosse no Brasil nos teríamos q aturar um video game qualquer ai. Entao os japas nao veem problema ja que la eles tem video games ótimos, se fosse aki estariamos PERDIDOS
avatar
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3711
Karma Karma : 66

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Keiji Inafune: por que o Xbox 360 foi um fracasso no Japão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum