Uma civilização extraterrestre foi detectada em nossa galáxia?

Ir em baixo

Uma civilização extraterrestre foi detectada em nossa galáxia?

Mensagem por Chazzy em Qua Out 14 2015, 15:47

Li um texto e resolvi traduzir mais ou menos e postar um resumo aqui, pois é um assunto que me interessa bastante.

O texto com título "A estrela mais misteriosa em nossa galáxia", diz que entre as constelações do Cisne e da Lira existe uma estrela invisível a olho nu, mas visível ao telescópio espacial "Kepler" que procurava por pequenas curvaturas na luz emitida por essa estrela, na verdade ele estava procurando por essas curvaturas em mais de 150.000 estrelas ao mesmo tempo, pois essas curvaturas frequentemente são sombras projetadas por planetas em "trânsito" (fenômeno astronômico durante o qual um astro passa por outro maior, bloqueando parte de sua visão).

O telescópio coletou uma grande quantidade de luz emitida por essas estrelas, a quantidade de luz era tanta que não foi possível processá-las com algoritmos e necessitaram do olho e cognição humana...então alguns astrônomos criaram a "Planet Hunters", um programa que convidava "cidadãos cientistas" a tentar identificar padrões na luz emitida por essas estrelas, e muitas dessas pessoas marcaram uma estrela em especial como "interessante e bizarra", essa estrela emitia um padrão de luz que parecia mais estranho que o de todas as outras estrelas observadas pelo telescópio.

O padrão sugere uma quantidade de matéria circundando a estrela que seria esperada em uma estrela jovem, mas não é o caso dessa estrela, que aparenta ser mais velha (concluíram isso analisando a quantidade de luz infravermelha em torno da estrela).

Então começaram a especular sobre essa situação, qual "cenário" poderia explicar esse estranho padrão? Algumas sugestões foram propostas como defeitos no instrumento, estilhaços causados por colisões de asteroides, um impacto de escala planetária (como o impacto que causou a criação da nossa Lua), mas essas explicações não convencem a todos e são baseadas apenas em "cenários" que podem ter sido causados naturalmente.

O astrônomo Jason Wright está para publicar uma interpretação alternativa para esse padrão de luz. A SETI (projeto que busca vida inteligente no espaço) sugere que podemos ser capazes de detectar civilizações extraterrestres distantes procurando por artefatos tecnológicos na órbita de outras estrelas. Wright acredita que esse padrão nada convencional é compatível com a existência de uma quantidade grande de megaestruturas, possivelmente "coletores de luz estelar", tecnologia desenvolvida para capturar energia das estrelas, segundo ele "Aliens deveria ser a última hipótese a ser considerada, mas uma "construção" como essa parece algo que poderíamos esperar de uma civilização extraterrestre".

Os pesquisadores agora desejam propor um projeto onde eles iriam tentar identificar ondas de rádio emitidas por essa estrela nada usual em frequências que indiquem atividade tecnológica e se tudo der certo, provavelmente a primeira observação ocorreria em Janeiro.

Por enquanto, teremos que nos contentar em olhar para o céu e imaginar que entre o Cisne e a Lira pode ter alguém olhando de volta, vendo o Sol perder o seu brilho aos poucos, a cada 365 dias.

Fonte

Peço desculpas caso eu tenha me equivocado em alguma parte do texto, my english is not so good.
avatar
Chazzy
Moderador Nv.1
Moderador Nv.1

Posts Posts : 1270
Karma Karma : 100

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum