Cancelar serviços será automático em 2014, diz Anatel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cancelar serviços será automático em 2014, diz Anatel

Mensagem por Hayt em Dom Out 13 2013, 12:32

Se tudo der certo, acabará um pesadelo antigo do consumidor: o cancelamento de contratos de telefonia, internet e TV por assinatura. O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, prometeu que o serviço passará a ser automático, sem a necessidade de falar com os funcionários da central de atendimento, a partir de fevereiro.

Até 15 de novembro, a Anatel deverá aprovar um novo regulamento para atendimento aos clientes, no qual constará essa regra. "Vamos trabalhar nessa questão de trazer mais condições e poder ao usuário na relação com a prestadora de serviços", afirmou, ao participar de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

E como será esse cancelamento automático?

Com o novo regulamento, o cliente que quiser cancelar um contrato de telefonia celular ou fixa, banda larga ou TV por assinatura poderá fazê-lo pela central da empresa sem passar por atendentes, apenas digitando as teclas do telefone. O cancelamento também poderá ser feito pela internet.

Rezende afirmou que uma das propostas em discussão é a de abrir um prazo de 48 horas para a empresa tentar recuperar o cliente. "Mas aí é problema da companhia", afirmou. No novo regulamento, a Anatel pretende iniciar os procedimentos para repassar parte do custo que o órgão arca com o call center para as empresas do setor.

De acordo com ele, o gasto anual da Anatel com o call center é de R$ 20 milhões. Do total de ligações recebidas, cerca de 25 mil por dia, 60% são reclamações de clientes sobre os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações. A ideia da Anatel é que uma parcela do gasto seja paga pelas empresas, algo entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.

"Estamos discutindo no Conselho Diretor a possibilidade de que o gerenciamento e administração do call center continue com a Anatel, mas parte dos custos seja repassada às empresas", afirmou. Como o contrato com o call center só vence no fim de 2014, essa é uma discussão que deve levar mais tempo. "O regulamento de atendimento e cobrança vai instituir um grupo de trabalho para ver como se dará esse processo", disse.
avatar
Hayt
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3300
Karma Karma : 164

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cancelar serviços será automático em 2014, diz Anatel

Mensagem por Nigri 1000 em Seg Out 14 2013, 18:07

Só digo uma coisa: Finalmente. 

Mas será que vai ser facil assim mesmo?
avatar
Nigri 1000
Veterano Nv.MÁX
Veterano Nv.MÁX

Posts Posts : 3712
Karma Karma : 66

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum